quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Angola, 1973 - A corveta "Augusto Castilho"


Angola, 1973 - A corveta "Augusto Castilho" em fiscalização costeira

(Post reformulado a partir de outro já publicado em 1 de Agosto de 2010)


No frame inicial, o filme apresenta como título “Angola Fiscalização F 480”, o que indicaria erradamente a fragata “Comandante João Belo” como sendo o navio participante nesta reportagem efectuada em Angola, no ido ano de 1973.




A corveta «Augusto Castilho»

Na realidade, a unidade naval focada na peça é a corveta «Augusto Castilho» – F 484, o que pode ser confirmado pelo nome, pelo número de costado e por diversas características do navio visíveis no decorrer do filme. As próprias fitas dos bonés dos elementos da guarnição são disso um testemunho.

Ao largar do cais das INIC – Instalações Navais da Ilha do Cabo podem ver-se atracadas, no mesmo cais, uma LFG – Lancha de Fiscalização Grande da classe «Argos» e um navio-patrulha da classe «Cacine».





Fontes:
Cópia de filme gentilmente cedida pela Escola de Fuzileiros, a partir de película rodada, ao tempo, com a colaboração da Marinha; foto da Revista da Armada;


mls

3 comentários:

  1. Fiz o meu estágio de fim de curso da EN na Augusto Castilho, de Junho a Setembro de 1973, sob o comando do Cap. Ten. Martinha (que aparece fugazmente nas imagens). Lembro-me muito bem da aterragem do helicóptero no parque do navio, com este a navegar. Pilotava o Alouette o então Major Cubas. Recordo o cuidado extremo posto na operação, ao largo de Luanda, pois "era a 1ª vez que um heli pousava numa corveta em andamento". Daí, ter a impressão que as imagens foram captadas em 1973 e não em 1972.
    Cumprimentos
    Raul Sousa Machado

    ResponderEliminar
  2. Dados compilados dos "Setenta e Cinco Anos no Mar", fazem supor que a corveta "Augusto Castilho" efectuou apenas duas comissões em Angola.
    A primeira de 17OUT71 a 05MAR72 e uma outra de 02JUN73 a 09OUT73, mais dia menos dia, de acordo com os Comandos Navais a que esteve atribuída.
    Admiti ser no início de 1972, mas nada a opor à informação agora corrigida por não dispor de dados mais rigorosos do que os fornecidos por quem lá esteve presente. Grato!
    Cumprimentos,
    mls

    ResponderEliminar
  3. O meu nome é Laurentino Bento e eu tambem estive na Augusto Castilho numa operação de patrulha a Cabo Verde,com partida do Alfeite em junho de 1974 e com chegada em julho de 1975 sobre o comando do Cap. Ten. Viegas e o Imed.Bettencour.Fomos render a corv. João Belo já atrasados devido ao 25 de abril.

    ResponderEliminar

Guiné, 1990 - Os degredados do forte do Cacheu

Guiné, 1990 - Os degredados do forte do Cacheu (Post reformulado a partir de outro já publicado em 2 de Abril de 2011) No interior do forte ...